A resposta mais segura é menos simples do que a frase que circula nas redes: a documentação conhecida não comprova que Zumbi dos Palmares possuísse pessoas escravizadas como propriedade individual. As fontes do século XVII registram uma sociedade palmarina hierarquizada, conflitos, fugitivos, prisioneiros e pessoas levadas para os mocambos. Também mostram que autoridades coloniais exigiram a devolução de negros que haviam fugido para Palmares. Nada disso, porém, equivale automaticamente a uma prova de que Zumbi fosse senhor de escravos no sentido jurídico e econômico da escravidão colonial portuguesa.
Isso não transforma a resposta contrária em certeza. Dizer que não há prova documental de propriedade individual não significa provar que nenhuma forma de cativeiro, coerção ou dependência existiu em Palmares. O ponto central é outro: entre o que os documentos efetivamente registram e a afirmação categórica de que "Zumbi tinha escravos" existe um salto interpretativo que precisa ser explicitado.
A pergunta correta é mais específica do que parece
A frase "Zumbi tinha escravos?" mistura pelo menos três questões. Uma é saber se havia pessoas em condição de dependência ou cativeiro dentro dos vários mocambos de Palmares. Outra é saber como eram incorporadas as pessoas capturadas ou retiradas de engenhos e povoações. A terceira, bem mais específica, é saber se existe documento dizendo que Zumbi, como indivíduo, era proprietário de escravizados.
Essas perguntas não têm o mesmo nível de evidência. As fontes permitem enxergar hierarquias políticas, ações militares e formas de incorporação da população. Elas são muito menos claras quando se tenta converter esses indícios em uma instituição de escravidão interna com regras definidas e, sobretudo, quando se procura atribuir propriedade pessoal de seres humanos a Zumbi.
O principal problema: quase tudo foi escrito pelos inimigos de Palmares
Palmares não chegou até nós por meio de um arquivo produzido por seus próprios habitantes. O que sobreviveu em maior quantidade foi escrito por governadores, militares, religiosos, câmaras e
outros agentes do mundo colonial que queriam combater, negociar, administrar ou descrever os mocambos. Por isso, os documentos são indispensáveis e, ao mesmo tempo, precisam ser lidos como textos produzidos em situações de guerra e disputa política.
A principal narrativa do período é conhecida há muito tempo como Relação das guerras feitas aos Palmares de Pernambuco. A edição crítica organizada por Sílvia Hunold Lara e Phablo Roberto Marchis Fachin mostrou que o texto possui versões manuscritas diferentes, foi produzido em 1678 para valorizar a atuação do governador dom Pedro de Almeida e circulou durante muito tempo em uma transcrição impressa que tinha lacunas e problemas. Os pesquisadores atribuíram a autoria ao padre Antônio da Silva e compararam os manuscritos conservados em Évora e na Torre do Tombo.
Esse detalhe metodológico é decisivo. A Relação não pode ser lida como uma câmera neutra apontada para Palmares. Ela organiza os acontecimentos para construir um inimigo perigoso e, ao mesmo tempo, engrandecer a vitória das autoridades. Lara e Fachin chamam atenção para os silêncios, as ambiguidades e para a necessidade de cruzar a narrativa com outros documentos produzidos no mesmo contexto.
O manuscrito de 1678 menciona Zumbi, mas não diz que ele possuía escravos
Na narrativa da campanha de 1675, o personagem aparece grafado como Zambi e é descrito como general das armas, guerreiro de grande valor e principal obstáculo às tropas coloniais. O texto relata que ele foi ferido em combate e continuou vivo. É uma referência importante porque mostra sua posição militar antes da ruptura política de 1678.
O que o documento não faz é registrar uma relação de propriedade entre Zumbi e pessoas escravizadas. Não aparece uma descrição de escravos pertencentes a Zumbi, de compra e venda realizada por ele, de transmissão hereditária de cativos, de trabalho compulsório organizado como patrimônio pessoal ou de qualquer outro mecanismo documental que permita afirmar propriedade individual com segurança.
Há ainda uma limitação cronológica. A própria análise crítica do manuscrito ressalta que a narrativa foi composta quando muitos acontecimentos posteriores ainda não haviam ocorrido. A dissidência de Zumbi em relação ao acordo de paz, sua concentração com parte dos palmarinos na região da serra da Barriga e as campanhas da década de 1680 pertencem a um momento que aquela narrativa de 1678 não poderia descrever retrospectivamente. Usá-la para preencher tudo o que se quer saber sobre o governo posterior de Zumbi cria uma falsa continuidade.
O acordo de 1678 é uma das chaves da confusão
O acordo negociado em 1678 entre o governo de Pernambuco e Ganga Zumba é uma das fontes mais importantes para entender a questão. O texto prometia liberdade aos nascidos em Palmares e exigia que fossem entregues os negros que haviam fugido das povoações coloniais para os mocambos. Em outros registros administrativos, as autoridades chamaram essas pessoas de cativos que teriam sido usurpados aos moradores.
Do ponto de vista colonial, a lógica é clara: uma pessoa que havia fugido de um engenho continuava sendo considerada propriedade de seu antigo senhor. Quando o governo exigia sua devolução, estava reafirmando o direito escravista da colônia. O documento prova que havia em Palmares pessoas que os colonizadores classificavam como escravos fugidos. Não prova, por si só, que essas pessoas continuassem escravizadas dentro de Palmares nem que fossem propriedade de Ganga Zumba, de Zumbi ou de outro líder.
A diferença é importante porque a mesma pessoa podia ocupar posições jurídicas incompatíveis conforme o lado que a descrevia. Para um senhor de engenho, ela era um escravo fugido que
devia ser restituído. Para quem vivia em Palmares, sua condição cotidiana podia ser outra. Sem documentação produzida pelos próprios palmarinos, essa passagem de uma categoria para outra é difícil de reconstruir.
Houve pessoas levadas à força para os mocambos?
Há indícios fortes de que sim. A Relação acusa os palmarinos de atacar povoações, levar escravos e tratar violentamente mulheres e filhas dos moradores. Em um episódio da campanha, uma jovem mulata, filha de um morador de Sirinhaém, aparece entre pessoas capturadas pelas tropas coloniais e é descrita como alguém que havia sido levada pelos negros de Palmares. Outros documentos e narrativas do período também associam os assaltos palmarinos à retirada de pessoas das propriedades vizinhas.
Esse conjunto impede uma imagem romântica de Palmares como espaço sem conflito, coerção ou hierarquia. Uma comunidade em guerra por décadas podia incorporar fugitivos voluntários, parentes, aliados, prisioneiros e pessoas levadas contra a vontade. Mas a existência de captura ou sequestro não resolve automaticamente a pergunta sobre escravidão. Para chegar a essa conclusão seria preciso saber qual era o estatuto dessas pessoas depois da incorporação: se podiam sair, se seu trabalho era compulsório, se eram negociáveis, se sua condição passava aos filhos e quem exercia direitos de propriedade sobre elas.
Hierarquia política não é prova automática de escravidão
A documentação descreve Palmares como uma rede de mocambos com chefias, oficiais, guardas, líderes militares e figuras chamadas de rei, potentados ou senhores. Ganga Zumba é apresentado com rituais de deferência e uma casa cercada de familiares e oficiais. Zumbi aparece em posição militar destacada. Portanto, a ideia de uma sociedade completamente igualitária não corresponde ao que as fontes permitem enxergar.
Mas hierarquia não é sinônimo de escravidão. Realeza, dependência política, clientela, parentesco, serviço militar, obrigação coletiva e cativeiro podem coexistir de maneiras diferentes. Comparações com sociedades da África Centro-Ocidental ajudam os historiadores a formular hipóteses sobre Palmares, especialmente porque muitos de seus habitantes tinham origem ou vínculos culturais com essa região. O problema aparece quando a comparação deixa de ser hipótese e passa a funcionar como substituto de uma prova inexistente.
A frase "era um líder africano do século XVII, portanto tinha escravos" pode parecer plausível para quem conhece sociedades escravistas do período, mas ainda é uma inferência. Contexto histórico permite perguntar melhor; não autoriza atribuir a uma pessoa uma prática específica sem evidência que a conecte a ela.
Cativo, escravo, peça e fugido não são palavras transparentes
Os documentos coloniais usam palavras como escravo, cativo, peça, negro e fugido dentro de um universo jurídico e político próprio. Tropas portuguesas chamavam de peças as pessoas aprisionadas em Palmares e depois repartidas, entregues a antigos senhores ou submetidas a decisões das autoridades. Isso descreve o que os vencedores pretendiam fazer com os capturados; não informa, por si só, qual era a condição social deles antes do ataque.
O mesmo cuidado vale para a palavra cativo. Em certos trechos, ela pode designar alguém mantido preso pelas forças coloniais. Em outros, aparece ligada a pessoas que os moradores de Pernambuco consideravam sua propriedade e queriam recuperar. Traduzir todas essas ocorrências para uma única noção moderna e estável de "escravo de Palmares" apaga quem está falando, em que situação e com qual interesse.
Há também um problema de transmissão textual. Parte importante da historiografia trabalhou por décadas com edições antigas, traduções de relatos holandeses e transcrições que nem sempre reproduziam perfeitamente os manuscritos. A pesquisa filológica recente não torna as fontes simples; ao contrário, mostra por que uma palavra isolada precisa ser conferida no original, na versão do documento e no contexto em que foi registrada.
O que a historiografia de Sílvia Hunold Lara acrescenta
O trabalho de Sílvia Hunold Lara é especialmente útil porque desloca a pergunta de "qual versão devemos acreditar?" para "o que cada documento consegue demonstrar?". Em Palmares & Cucaú e na edição crítica Guerra contra Palmares, a reconstrução nasce do cruzamento de correspondências, registros administrativos, manuscritos, mapas e versões diferentes da narrativa de 1678.
Esse método revela, por exemplo, que o acordo com Ganga Zumba não pode ser reduzido a uma simples rendição. As autoridades reconheceram lideranças palmarinas, negociaram por meio de emissários, prometeram terras e liberdade a parte da população e tentaram transformar os moradores de Cucaú em vassalos submetidos ao governo colonial. O episódio mostra uma fronteira política complexa entre liberdade, sujeição e escravização.
Também mostra por que é arriscado preencher silêncio documental com certezas. Quando uma fonte não diz que Zumbi possuía escravos, o historiador não deve transformar a ausência em prova de que ele jamais teve qualquer dependente ou cativo. Mas também não pode usar o contexto geral da escravidão atlântica, a existência de hierarquias ou o comportamento de outros líderes para escrever como fato aquilo que o documento não registra.
Então existia escravidão dentro de Palmares?
A pergunta continua em aberto se for formulada de maneira ampla. É plausível que Palmares tenha abrigado relações coercitivas e diferentes graus de dependência, e as fontes registram pessoas capturadas, hierarquias e conflitos internos. Também é possível que práticas trazidas ou recriadas por grupos centro-africanos tenham influenciado a organização palmarina. A documentação disponível, porém, não permite simplesmente igualar essas relações ao sistema colonial escravista que transformava pessoas em propriedade negociável, transmitida e explorada dentro da economia dos engenhos.
A prudência vale nos dois sentidos. Não há base sólida para descrever Palmares como uma comunidade moderna, homogênea e plenamente igualitária. Também não há base sólida para descrevê-lo como uma cópia, em escala menor, da sociedade senhorial portuguesa. Os mocambos existiram em confronto com essa sociedade, negociaram com ela, atraíram fugitivos, realizaram ataques e desenvolveram estruturas políticas próprias.
Fato documentado, hipótese e extrapolação
O que é documentado
É documentado que Palmares reuniu muitos fugitivos da escravidão, manteve uma organização política e militar hierarquizada, realizou ataques a propriedades coloniais, incorporou pessoas vindas de fora e negociou em 1678 um acordo que previa liberdade aos nascidos nos mocambos e devolução dos que haviam fugido das povoações. Também é documentado que Zumbi ocupava uma posição militar de grande destaque e depois se tornou o principal polo de resistência ao acordo.
O que pode ser formulado como hipótese
Pode-se investigar a existência de cativeiro, trabalho coercitivo ou dependências internas em Palmares, bem como possíveis conexões com práticas políticas da África Centro-Ocidental. Essas
hipóteses são historicamente legítimas quando deixam claro quais indícios as sustentam e quais lacunas permanecem.
O que ultrapassa a evidência
Afirmar, sem qualificação, que Zumbi tinha escravos como se houvesse um documento registrando sua propriedade individual ultrapassa o que as fontes conhecidas demonstram. A frase transforma uma possibilidade ou uma inferência sobre a sociedade palmarina em uma biografia comprovada de Zumbi.
O que as fontes realmente permitem afirmar
A formulação mais precisa é esta: não existe, entre os documentos centrais hoje conhecidos e trabalhados criticamente pela historiografia, prova direta de que Zumbi dos Palmares fosse proprietário de pessoas escravizadas. Há evidências de uma sociedade hierárquica, de guerras, de captura de pessoas, de fugitivos que a ordem colonial continuava tratando como escravos e de relações que não cabem numa imagem idealizada de liberdade absoluta.
Isso é diferente de declarar que toda forma de cativeiro estava ausente. A história de Palmares é justamente um caso em que a qualidade da resposta depende de respeitar a diferença entre documento, interpretação e inferência. O que os arquivos permitem dizer é mais complexo do que um slogan: a acusação específica contra Zumbi não está documentalmente demonstrada, e a complexidade social de Palmares também não deve ser apagada para produzir uma certeza no sentido oposto.





