O caso da Ilha da Trindade ocupa um lugar incomum na história brasileira dos OVNIs porque combina três elementos que raramente aparecem juntos: testemunhos associados a uma instalação da Marinha, fotografias atribuídas a um fotógrafo profissional e documentação oficial hoje consultável. Isso torna o episódio mais verificável do que uma história baseada apenas em memória oral, mas não transforma automaticamente as famosas imagens de 1958 em prova de uma nave desconhecida.
A leitura mais segura dos documentos é mais estreita. O acervo da Marinha confirma que houve relatos de objetos aéreos não identificados no período do Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade e que o episódio de 16 de janeiro de 1958, ligado às fotografias de Almiro Baraúna, entrou no registro institucional. Ao mesmo tempo, o material disponível deixa lacunas importantes: o anexo de fotografias não está no relatório hoje catalogado, o filme não permaneceu sob custódia militar contínua e o relato do comandante Carlos Bacellar descreve, no exame inicial dos negativos, apenas manchas percebidas em três chapas. Nada disso equivale a uma autenticação forense do objeto fotografado.
O documento central existe e está no Arquivo da Marinha
A peça primária mais importante hoje é o Relatório de Fim de Comissão do Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, referente ao período de 1º de novembro de 1957 a 16 de janeiro de 1958. O próprio catálogo do Arquivo da Marinha descreve o item como contendo possíveis relatos de avistamento de Objeto Voador Não Identificado. A formulação é relevante: o arquivo registra a existência dos relatos e sua relação com a comissão, não uma conclusão sobre a natureza extraterrestre do que foi visto.
O relatório tinha finalidade administrativa mais ampla. Ele tratava da operação do posto, com seções sobre radiosondagem, meteorologia, instalações, abastecimento, saúde, pessoal, material, ocorrências e conclusão. Entre os anexos previstos aparecia o Anexo E, descrito como “Diversas fotografias”. O catálogo atual do Arquivo da Marinha, porém, traz uma observação explícita: esse Anexo E não consta no relatório disponível.
Essa ausência é uma das limitações documentais mais importantes do caso. Significa que o pesquisador contemporâneo consegue confrontar o texto oficial do período, mas não recebe, no mesmo conjunto arquivístico hoje oferecido, a série fotográfica que o próprio relatório anunciava como anexo. Por isso, não é correto tratar as cópias que circulam em livros, jornais, sites e arquivos digitais como se fossem automaticamente os mesmos materiais preservados junto ao relatório original, com cadeia documental completa.
Os relatos começaram antes das fotos de 16 de janeiro
O episódio fotográfico não surgiu isolado. O relatório registra ocorrências anteriores no fim de dezembro de 1957 e no começo de janeiro de 1958. Em uma delas, um objeto foi descrito por observadores na ilha com aparência incomum e uma estimativa de altitude. Em outra, no dia 1º de janeiro, cerca de vinte pessoas teriam acompanhado um objeto, mas o próprio Carlos Bacellar registrou dúvida sobre a interpretação e considerou a possibilidade de ser uma ave, comparando-o a uma gaivota.
Esse segundo registro é especialmente útil para entender o valor do documento. O comandante não transforma toda observação estranha em confirmação de um artefato extraordinário. Ele anota a incerteza e explica por que aquela ocorrência não foi encaminhada como uma conclusão segura. Isso também ajuda a separar duas ideias frequentemente confundidas: OVNI significa que algo não foi identificado naquele contexto; não significa, por definição, espaçonave extraterrestre.
A existência de mais de um relato, portanto, mostra que havia um tema recorrente para a guarnição naquele período. O que ela não demonstra é que todas as observações tiveram a mesma causa ou que representaram o mesmo objeto físico.
O que aconteceu em 16 de janeiro segundo Bacellar
A passagem mais importante para avaliar as fotografias é o relato do próprio Carlos Bacellar sobre 16 de janeiro de 1958. Naquele momento, ele já havia passado o comando do posto e estava a bordo do navio Almirante Saldanha. Bacellar escreveu que se encontrava em seu camarote quando foi avisado de que um objeto aéreo não identificado havia sido visto sobre a ilha. Ao chegar ao convés, encontrou pessoas ainda agitadas com o que afirmavam ter observado, entre elas o fotógrafo profissional Almiro Baraúna.
Esse detalhe estabelece um limite que muitas versões populares diluem: Bacellar não afirma ter visto o objeto no céu naquele episódio. Seu testemunho direto começa depois do avistamento, quando acompanha Baraúna e o processo de revelação.
Baraúna havia feito várias chapas e, segundo o relato, nem ele tinha certeza de que havia conseguido registrar algo. Bacellar diz que permaneceu próximo do fotógrafo, viu o filme ser retirado da câmera e o acompanhou até a câmara escura improvisada. O comandante não entrou no espaço de revelação por causa do calor; ficou do lado de fora durante aproximadamente dez minutos e voltou a examinar o filme quando o fotógrafo saiu.
O ponto mais delicado vem em seguida. Bacellar escreveu ter notado uma “estranha mancha” em três negativos, em posições diferentes. A frase comprova que o comandante observou algo nos negativos ainda naquele contexto, mas é menos forte do que dizer que ele reconheceu imediatamente um disco voador, confirmou quatro fotografias ou realizou uma perícia técnica. O documento não descreve uma análise fotogramétrica naquele instante, não fornece medidas do suposto objeto e não estabelece, por esse exame visual, sua distância, tamanho ou natureza.
Há ainda um problema de custódia. O próprio relato registra que o filme permaneceu com Baraúna. O fotógrafo se comprometeu a comunicar o Estado-Maior da Armada caso fosse necessário, e Bacellar relata que, já no Rio de Janeiro, falou sobre o caso com o capitão de corveta José Geraldo Brandão, após o que as providências passaram a ser tratadas pela estrutura da Marinha. Isso mostra interesse institucional, mas também mostra que o material fotográfico não ficou sob controle militar ininterrupto desde a exposição até todas as ampliações que viriam a circular.
Três manchas nos negativos não são o mesmo que quatro fotos autenticadas
As imagens mais conhecidas do caso costumam aparecer como uma sequência de quatro fotografias mostrando um objeto em posições diferentes em relação ao relevo da ilha. O relato de Bacellar, porém, é específico ao dizer que, no exame inicial, percebeu manchas em três negativos. Essa diferença precisa ser tratada como uma questão documental, não resolvida por preferência a favor ou contra a hipótese de fraude.
Pode haver explicações benignas para a discrepância, como dificuldade de visualização em negativo recém-revelado, diferenças entre o que era perceptível a olho nu e o que surgiu em ampliações posteriores ou simples imprecisão de memória e redação. Também é possível levantar hipóteses de manipulação posterior. O documento disponível, sozinho, não decide entre essas possibilidades.
O que ele permite afirmar é mais modesto: a presença de algo em parte do filme foi percebida no ambiente do navio, pouco depois da revelação, por um oficial que acompanhava o fotógrafo. O que não permite afirmar é que as quatro imagens posteriormente divulgadas tenham sido submetidas, naquele momento, a uma cadeia de verificação capaz de excluir montagem, dupla exposição, alteração de cópia, objeto próximo da câmera ou qualquer outro mecanismo de falsificação.
Em investigação de evidência fotográfica, essa distinção é central. “O negativo existia” não é sinônimo de “o objeto retratado existia nas dimensões e distância alegadas”. Uma fraude pode ocorrer antes da exposição, durante a exposição, no processamento ou em etapas posteriores de reprodução. Para excluir essas hipóteses seria preciso conhecer e documentar toda a cadeia do material, ter acesso aos originais e aplicar métodos compatíveis com a pergunta técnica. O conjunto oficial hoje disponível não oferece esse caminho completo.
O Anexo E ausente impede uma auditoria completa hoje
A observação do Arquivo da Marinha de que o Anexo E não consta no relatório disponível tem peso maior do que parece. Se as “diversas fotografias” previstas naquele anexo incluíam as imagens de Baraúna, a ausência impede comparar diretamente o que o órgão arquivou à época com as reproduções que se tornaram famosas. Se o anexo reunia fotografias de outra natureza, essa própria composição também precisaria ser demonstrada por documentação adicional.
Sem o anexo, não há como usar o relatório digital atual para responder perguntas básicas sobre proveniência: quais fotografias estavam anexadas, quantas eram, em que geração de cópia, com quais legendas, em que ordem e com que identificação técnica. A lacuna não prova fraude, mas reduz a força de qualquer argumento que dependa da ideia de que o arquivo oficial preservou e autenticou exatamente a sequência hoje conhecida pelo público.
Também é importante não preencher esse vazio com fotografias encontradas na internet. Reproduções históricas podem ter alto valor documental e jornalístico, mas uma imagem digitalizada décadas depois não recupera automaticamente informações perdidas sobre o negativo original, o processo de ampliação e a cadeia de custódia.
A Marinha investigou o caso, mas isso não equivale a validar uma nave
Há documentação oficial posterior que ajuda a entender o caminho administrativo do tema. Em 2012 e 2013, um pedido de acesso à informação buscou uma série de registros relacionados aos avistamentos da Ilha da Trindade, incluindo comunicações e documentos citados por pesquisadores. A decisão da Comissão Mista de Reavaliação de Informações mostra que a Marinha forneceu o Relatório de Fim de Comissão e que houve discussão sobre a completude da resposta. A Controladoria-Geral da União chegou a registrar que páginas do relatório haviam sido omitidas na resposta inicial e pediu esclarecimentos sobre guarda e conservação.
Esse histórico é importante porque demonstra que a recuperação documental do caso também enfrentou problemas de acesso e integridade de conjunto décadas depois dos acontecimentos. Ele não significa, porém, que todos os documentos citados no pedido tenham sido confirmados como existentes e preservados.
Em outra decisão, de 11 de novembro de 2015, a CMRI registrou a resposta da Marinha a uma solicitação sobre normas para casos de OVNI. O órgão informou que realizou buscas em seus arquivos e que, sobre o assunto OVNI naquele pedido, o único documento encontrado foi justamente o Relatório de Fim de Comissão da Ilha da Trindade, já disponibilizado em solicitação anterior.
A frase precisa ser lida dentro do escopo do pedido. Ela não prova que a Marinha jamais produziu qualquer outro papel sobre objetos não identificados em toda a sua história. Prova que, naquela busca e para aquela solicitação, esse foi o documento localizado e informado pelo órgão. A própria CMRI tratou a questão como declaração de inexistência da informação procurada, sem transformar a decisão em julgamento sobre a realidade física do fenômeno.
E os documentos de investigação citados por pesquisadores?
Ao longo das décadas, pesquisadores publicaram cópias ou transcrições atribuídas a relatórios internos que teriam analisado as fotografias e os depoimentos. Parte desse material é relevante para reconstruir a recepção do caso dentro da Marinha, inclusive referências a avaliações que consideraram a hipótese de montagem fotográfica e a dificuldade de excluí-la completamente.
O problema metodológico é que o pesquisador atual precisa distinguir três níveis. O primeiro é o documento oficial diretamente acessível e catalogado pelo órgão. O segundo é uma cópia histórica cuja origem pode ser plausível, mas que não está anexada ao item oficial hoje disponível. O terceiro é a interpretação feita por autores posteriores. Misturar esses níveis produz conclusões mais fortes do que a documentação permite.
Por isso, a auditoria mais conservadora não precisa negar a existência de investigação interna. Há sinais documentais e históricos suficientes de que o caso despertou atenção institucional. O que ela deve evitar é transformar uma investigação em homologação do conteúdo das fotografias. Investigar uma alegação significa considerá-la digna de exame; não significa confirmar a explicação mais extraordinária para ela.
As alegações posteriores de fraude também têm limites
O caso ganhou um novo capítulo muitas décadas depois. Em 2010, uma reportagem televisiva repercutida pela imprensa apresentou depoimentos de pessoas próximas a Almiro Baraúna dizendo que ele teria contado ter produzido uma fraude fotográfica com objetos domésticos. Essas declarações são relevantes porque vêm de pessoas que diziam ter conhecimento pessoal da história do fotógrafo e porque oferecem uma hipótese concreta para a fabricação da imagem.
Mas elas também precisam ser classificadas corretamente. São relatos tardios e indiretos sobre uma suposta confissão, não um registro contemporâneo do método, não uma demonstração reproduzida com o equipamento original e não uma perícia nos negativos. Elas aumentam o peso da hipótese de fraude, mas não resolvem sozinhas todas as perguntas documentais.
O erro oposto seria ignorá-las porque não aparecem no arquivo militar. A melhor leitura considera os dois lados: o registro oficial não fornece uma autenticação forense conclusiva das fotos, e os relatos tardios de fraude tampouco constituem, por si sós, uma prova técnica definitiva de como cada imagem foi produzida.
O que os documentos permitem afirmar com alta confiança
Houve relatos reais registrados pela Marinha
É seguro afirmar que o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade registrou relatos de objetos aéreos não identificados entre o fim de 1957 e janeiro de 1958. Isso está no relatório de comissão preservado e catalogado pelo Arquivo da Marinha. A existência do documento não depende de literatura ufológica ou de lembranças publicadas décadas depois.
Baraúna realmente aparece no relato oficial ligado às fotografias
O texto de Carlos Bacellar identifica Almiro Baraúna como fotógrafo profissional presente no episódio de 16 de janeiro e descreve o acompanhamento do processo de revelação. Portanto, não é correto tratar a ligação de Baraúna ao caso como uma invenção posterior sem base oficial.
Bacellar não testemunhou diretamente o objeto de 16 de janeiro
No próprio relato, Bacellar estava no camarote quando foi avisado e chegou ao convés depois. Seu testemunho direto naquele episódio diz respeito às pessoas que encontrou, ao fotógrafo, à retirada do filme, à revelação e ao exame dos negativos. A distinção reduz o peso que às vezes é atribuído a ele como testemunha ocular do objeto fotografado.
A cadeia de custódia fotográfica é incompleta
Bacellar acompanhou parte importante do processamento, mas não permaneceu dentro da câmara escura durante a revelação e o filme ficou com o fotógrafo depois. Além disso, o anexo fotográfico anunciado pelo relatório não está no conjunto hoje disponibilizado pelo arquivo. Isso impede descrever uma cadeia contínua e auditável desde o clique até as versões publicadas posteriormente.
O que não está demonstrado pelos documentos disponíveis
Não está demonstrado que a Marinha autenticou uma nave desconhecida
O fato de militares terem registrado o episódio, acompanhado a revelação e tomado providências não equivale a uma certificação técnica de que o objeto era uma aeronave material desconhecida. Muito menos a uma conclusão sobre origem extraterrestre.
Não está demonstrado que as quatro fotos famosas correspondem, sem alteração, ao material inicialmente observado
O relatório menciona manchas percebidas em três negativos. O anexo de fotografias não está disponível no item arquivístico atual. Sem a série original e sua proveniência completa, não é possível fazer essa equivalência com a segurança exigida por uma auditoria documental.
Não está demonstrado que uma fraude específica foi tecnicamente provada
Os depoimentos tardios que atribuem uma confissão a Baraúna tornam a hipótese de fraude mais relevante, mas não substituem o exame dos negativos originais nem reconstituem por si mesmos o processo de produção de cada fotografia. A conclusão “foi fraude” pode ser plausível para alguns pesquisadores, mas não é uma conclusão produzida pelos documentos oficiais hoje disponíveis.
Não há base documental para concluir origem extraterrestre
Nenhum dos documentos oficiais considerados estabelece que o objeto tinha origem extraterrestre, tecnologia não humana ou desempenho impossível para fenômenos convencionais. Essa conclusão exigiria evidência adicional que o arquivo consultado não fornece.
Por que a Ilha da Trindade continua sendo um caso importante
A força histórica do episódio não está em oferecer uma resposta final, mas em permitir testar afirmações populares contra documentos. Algumas sobrevivem ao teste: houve relatos, houve interesse militar, houve um fotógrafo identificado, houve revelação do filme em contexto naval e alguma coisa foi percebida em negativos logo depois. Outras precisam ser reduzidas: a Marinha não deixou, no material atualmente acessível, uma autenticação forense inequívoca das quatro imagens nem uma conclusão de origem extraordinária.
Isso torna o caso mais interessante para uma abordagem de evidências do que para uma narrativa de certeza. Ele mostra como um episódio pode ser bem documentado em termos históricos e, ainda assim, permanecer fraco para uma afirmação física muito específica. Documento oficial comprova que uma instituição registrou, tratou ou investigou uma alegação; não comprova automaticamente a interpretação mais forte dessa alegação.
O principal obstáculo para uma conclusão definitiva hoje é a combinação de três lacunas: ausência do Anexo E no relatório disponível, custódia fotográfica não contínua e distância temporal das alegações posteriores de fraude. Somadas, elas deixam espaço para hipóteses concorrentes sem fornecer o material necessário para eliminá-las de forma decisiva.
Conclusão: o caso é documentado, mas a foto não fecha a questão
O que a Marinha preserva permite concluir que os relatos de OVNI na Ilha da Trindade fazem parte de um registro oficial real do período e que o episódio de janeiro de 1958 não nasceu apenas de uma lenda publicada depois. Também permite confirmar que Almiro Baraúna estava ligado às fotografias e que Carlos Bacellar acompanhou parte da revelação e observou marcas em negativos.
O mesmo conjunto, porém, impede dar o passo seguinte com segurança. O anexo fotográfico não consta no relatório disponível, o filme permaneceu com o fotógrafo, o exame inicial citado por Bacellar fala em três negativos e não há, nesse arquivo, uma perícia contemporânea completa capaz de provar que as quatro imagens famosas mostram um objeto físico distante e não manipulado.
A conclusão documental mais defensável é, portanto, limitada: o caso da Ilha da Trindade é um episódio histórico de OVNI genuinamente registrado por autoridades brasileiras, com fotografias controversas associadas a ele. Isso é diferente de dizer que as fotografias foram autenticadas como prova de uma nave desconhecida. Também é diferente de dizer que os documentos oficiais demonstram uma fraude. Entre essas duas certezas está o que o arquivo realmente oferece: um caso importante, investigado e incompleto.





