A chamada Noite Oficial dos OVNIs não depende apenas de lembranças contadas décadas depois. Há documentação produzida pela própria Aeronáutica, gravações de comunicações operacionais preservadas pelo Arquivo Nacional e um relatório enviado ao Ministério da Aeronáutica em 2 de junho de 1986. Esse material sustenta que, na noite de 19 de maio, controladores e pilotos relataram luzes e contatos de radar, e que aeronaves militares foram acionadas para tentar interceptá-los.
Isso, porém, é diferente de provar o que eram os alvos. O próprio relatório registra limitações dos radares, contatos que não coincidiam entre diferentes equipamentos e interceptações nas quais nada foi visto. Sua conclusão contém uma avaliação incomum sobre os fenômenos, mas não identifica tecnologia, origem, fabricante, ocupantes nem procedência extraterrestre.
O documento central: o relatório de 2 de junho de 1986
O documento mais importante para conferir o episódio é o Ofício nº 008/CMDO/C-138, de 2 de junho de 1986, do Comando Aéreo de Defesa Aérea. Ele encaminha um “Relatório de Ocorrências” ao Comando-Geral do Ar e é assinado pelo brigadeiro-do-ar José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, então comandante interino do COMDA. O Arquivo Nacional confirma a existência desse relatório, sua data, seu signatário e sua incorporação ao acervo oficial.
A primeira ressalva aparece no próprio documento. O Comando afirma que tinha limitações de tempo e de conhecimentos especializados sobre fenômenos daquela natureza e que, por isso, se restringiria à esfera operacional e à narração dos fatos. Não se trata, portanto, de um estudo científico destinado a determinar a natureza física dos alvos.
Há outra cautela ainda mais relevante quando o assunto é radar. Segundo o relatório, os equipamentos então empregados na região tinham como finalidade primária o controle de tráfego aéreo, e não especificamente a defesa aérea. A inicialização dos alvos dependia da atuação manual dos controladores, e alguns contatos daquela noite eram fracos demais para que o acompanhamento fosse mantido de forma satisfatória.
Essas limitações não apagam as detecções descritas no documento. Elas definem o peso que se pode dar a elas.
O que a cronologia militar efetivamente registra
Os horários abaixo seguem a notação Z utilizada pelo relatório. A sequência mostra por que o episódio recebeu atenção da defesa aérea, mas também revela que nem todos os sensores e observadores registraram a mesma coisa ao mesmo tempo.
| Registro | O que consta no relatório | Limitação explícita |
|---|---|---|
| 2315Z | Operador da torre de São José dos Campos relata luzes; o APP-SP confirma contatos de radar na área. | O trecho não identifica a natureza dos contatos. |
| 0039Z | Aeronave de alerta de Santa Cruz é acionada devido à detecção de alguns “plots”. | O relatório diz que eles não constituíam ecos de radar definidos. |
| 0110Z–0111Z | APP de Anápolis informa ecos com dados de proa e velocidade, levando ao acionamento do alerta da base. | Os mesmos ecos não apareciam nos equipamentos do COpM. |
| 0134Z | Primeira aeronave de Santa Cruz decola; o piloto relata luz e posteriormente contato pelo equipamento de bordo a 10–12 milhas. | A interceptação termina sem identificação do alvo. |
| 0148Z | Aeronave de Anápolis realiza cinco apresentações e obtém aquisição no radar de bordo, chegando uma vez a cerca de duas milhas. | O piloto não consegue contato visual. |
| 0150Z | Segunda aeronave de Santa Cruz vê luz vermelha na posição indicada pelo controle; em outro momento surgem 13 “plots” atrás da aeronave. | Os 13 plots não tiveram confirmação visual nem pelo radar de bordo. |
| 0217Z e 0236Z | Mais duas aeronaves de Anápolis decolam. | Nenhuma delas obtém contato visual ou radar. |
A cronologia é particularmente útil porque impede uma simplificação frequente do caso. Houve momentos de concordância entre visão e radar, mas houve também radar sem visão, visão sem confirmação equivalente em todos os sistemas e voos que terminaram sem qualquer contato.
No primeiro voo descrito a partir de Santa Cruz, por exemplo, o piloto informou uma luz branca que mudou temporariamente de cor e uma indicação do equipamento de bordo entre 10 e 12 milhas. A perseguição seguiu em direção ao mar e foi abandonada quando não se obtinha aproximação positiva e a aeronave se aproximava de seu limite operacional de combustível para retorno.
Já na primeira interceptação de Anápolis, o piloto obteve contato e aquisição em seu radar de bordo em cinco aproximações, mas não viu o alvo. Em uma delas, segundo o relatório, chegou a cerca de duas milhas do contato. O documento descreve variações repentinas de velocidade e perda do contato mesmo durante voo supersônico do interceptador.
O que os áudios acrescentam
O Arquivo Nacional informa que, em 2015, disponibilizou 16 áudios de uma remessa do Fundo OVNI e que oito deles continham conversas entre pilotos, controladores e o sistema de defesa relacionadas à noite de 19 de maio de 1986. Isso torna as gravações uma fonte contemporânea ao acontecimento, e não uma reconstrução feita décadas depois.
No perfil oficial do Arquivo Nacional no Mixcloud, uma das gravações é catalogada como comunicação entre controladores e pilotos que avistaram objetos nos céus de São Paulo; outra registra o diálogo entre o Jaguar 98 e a Defesa Aérea. Há ainda uma gravação em cuja descrição o Arquivo Nacional localiza a conhecida fala do controlador sobre um “festival dos discos voadores”.
Uma quarta gravação preserva comunicações com o Jambock 17. Segundo a descrição arquivística, o piloto avalia durante o voo que o alvo aparentemente não seria uma aeronave convencional, considerando a performance observada e a área onde voava. Trata-se de uma apreciação operacional feita naquele momento, não de uma identificação física do objeto.
Esse é o valor principal dos áudios: eles ajudam a demonstrar que a situação estava sendo tratada em tempo real por profissionais de controle e defesa aérea. O espanto ou a interpretação de um controlador ou piloto, por si só, não determina a origem daquilo que estava sendo acompanhado.
Radar é uma evidência importante, mas não encerra o caso
Seria incorreto dizer que a Noite Oficial dos OVNIs foi apenas um conjunto de luzes vistas a olho nu. O relatório documenta contatos em radares de solo e, em determinadas interceptações, também em equipamentos de bordo. Em suas considerações finais, o Comando agrupou coincidências entre ecos, observações visuais e comportamento atribuído aos alvos.
Também seria incorreto transformar todo “plot” citado no documento em uma aeronave desconhecida comprovada. O próprio relatório diferencia contatos: alguns não eram suficientemente fortes para inicialização e acompanhamento; certos ecos apareciam em um sistema e não em outro; os 13 plots registrados momentaneamente atrás de uma das aeronaves não foram confirmados visualmente nem pelo radar daquele interceptador.
Há, portanto, um núcleo de evidência mais forte episódios com alguma combinação de radar de solo, equipamento de bordo e observação visual — cercado por registros de qualidade desigual. Tratar todos eles como se fossem medições independentes e equivalentes aumentaria artificialmente a força do caso.
Nesta pesquisa também não foi localizado, entre os materiais públicos examinados, um conjunto de dados brutos de radar suficientemente completo para refazer de maneira independente todas as trajetórias, velocidades e acelerações citadas no relatório. Isso não significa que tais dados nunca tenham existido ou que nenhum material adicional esteja no SIAN; significa apenas que o relatório narrativo e as gravações acessadas não permitem reproduzir integralmente a análise instrumental.
Cinco aeronaves decolaram; sete estavam disponíveis
Outro detalhe que merece precisão está no número de aeronaves. A cronologia do relatório registra cinco decolagens: duas da Base Aérea de Santa Cruz e três da Base Aérea de Anápolis. Duas das aeronaves de Anápolis não obtiveram contato algum durante suas missões.
No final do documento aparece também o número sete, mas com outro significado. O Comando afirma que, menos de 30 minutos depois do acionamento, sete vetores armados estavam disponíveis para emprego. O texto não diz que sete aeronaves perseguiram os alvos naquela noite. A página oficial do governo publicada em 2022 também resume o episódio como uma operação em que cinco caças foram acionados para interceptação.
E os famosos 21 OVNIs?
O número 21 tornou-se parte da narrativa mais conhecida do episódio. Uma página do Governo Federal publicada em 2022 afirma que 21 objetos foram observados e registra que, em uma coletiva de imprensa de 23 de maio de 1986, o então ministro da Aeronáutica, Octávio Júlio Moreira Lima, informou que cinco caças haviam perseguido 21 OVNIs.
Há, contudo, uma diferença documental importante: o relatório de 2 de junho consultado nesta pesquisa não apresenta uma lista de 21 alvos individualizados, cada um com trajetória e identificação próprias. Ele fala em luzes, ecos, plots e diferentes apresentações ao longo da noite. Por isso, a cifra de 21 pode ser corretamente atribuída ao relato oficial posterior sobre a coletiva, mas não deve ser tratada como se o relatório técnico contivesse 21 trilhas de radar independentes e auditáveis.
A mesma cautela serve para outras informações repetidas posteriormente. A página governamental de 2022 menciona objetos que teriam alcançado até 100 metros de diâmetro, mas essa dimensão não aparece como medição no relatório de 2 de junho examinado aqui. Sem localizar a observação ou método primário que produziu esse valor, ele não deve receber o mesmo peso das informações diretamente verificáveis no relatório.
O que significa a conclusão sobre “inteligência”
A passagem mais forte do relatório aparece nas considerações finais. Depois de reunir características atribuídas aos fenômenos — variações de velocidade e altitude, acelerações, curvas, luminosidade e ecos de radar — o Comando apresenta o parecer de que os “fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência”, relacionando essa avaliação à capacidade aparente de manter distância dos observadores e voar em formação.
É uma conclusão oficial existente no documento e não deve ser apagada da história do caso. Mas o próprio vocabulário empregado importa: trata-se de um “parecer” construído a partir das informações reunidas pelos controladores e pilotos, não de uma identificação material obtida por recuperação de objeto, análise laboratorial ou instrumento capaz de revelar sua origem. O texto chega a acrescentar que eles não seriam necessariamente tripulados.
A força dessa conclusão também precisa ser lida junto das ressalvas apresentadas no começo do mesmo relatório: limitações técnicas dos equipamentos, acompanhamento prejudicado e ausência de conhecimento especializado sobre fenômenos daquela natureza.
O que os documentos não permitem concluir
A documentação examinada não sustenta algumas conclusões frequentemente acrescentadas à história do caso:
- não demonstra origem extraterrestre nem identifica outro planeta, civilização ou tecnologia responsável;
- não prova que todos os avistamentos e ecos tinham uma única causa, porque a qualidade e a combinação dos registros variaram;
- não transforma automaticamente cada plot de radar em um objeto físico independente, inclusive porque o próprio relatório descreve contatos fracos e discrepâncias entre sistemas;
- não permite reconstruir 21 trajetórias instrumentais completas a partir do relatório de oito páginas;
- não estabelece as dimensões dos alvos com uma metodologia de medição apresentada no documento;
- não elimina, apenas por permanecer sem identificação naquele relatório, todas as possíveis explicações convencionais.
Essa distinção é compatível com a própria orientação do Arquivo Nacional: “OVNI” designa algo cuja origem não foi identificada, e a classificação não equivale, por definição, a disco voador ou veículo extraterrestre.
O que permanece sólido depois de retirar os exageros
O caso continua documentalmente relevante mesmo sem acrescentar uma explicação extraordinária. Houve uma ocorrência tratada operacionalmente pela defesa aérea brasileira; controladores relataram detecções; pilotos realizaram interceptações; alguns episódios envolveram concordância entre observação visual e sistemas de radar; outros não; cinco aeronaves decolaram; e o Comando Aéreo de Defesa Aérea não conseguiu identificar satisfatoriamente a origem dos fenômenos no relatório produzido semanas depois.
É justamente esse limite que torna a documentação interessante. O registro oficial permite afirmar que ocorreu um problema real de identificação e acompanhamento aéreo. Não permite preencher a identidade dos alvos com uma hipótese escolhida posteriormente.
Para conferir o caso diretamente, o caminho mais seguro é partir do Fundo Objeto Voador Não Identificado do Arquivo Nacional e pesquisar os registros no SIAN. O Ministério da Defesa informa atualmente que a documentação produzida pela Aeronáutica sobre essas ocorrências é encaminhada ao Arquivo Nacional para consulta pública.





